quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O Que é e para Que Serve uma Alimentação Saudável?

O que é uma Alimentação Saudável?



É uma Alimentação composta por proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, minerais e rica em vitaminas.
Para se ter uma alimentação saudável, esta necessita de ser variada e de ter todos os tipos de alimentos, sem abusos e sem excepções.
As orientações da Roda dos Alimentos permitem-nos saber a quantidade com que cada elemento de cada grupo deve ser diariamente ingerido.








Para que serve uma Alimentação Saudável?


Uma Alimentação Saudável serve para que as crianças, os adolescentes e os adultos se desenvolverem melhor intelectualmente.
Comer saudavelmente contribui para o bem estar e ajuda a prevenir doenças crónico-degenerativas.
O tabagismo, o stress, o sedentarismo, a ingestão excessiva de álcool e uma alimentação errada com grande quantidade de gordura, açúcar e pobre em fibras, são factores que propiciam o desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, obesidade, colesterol elevado, triglicérideos elevados, e a diabetes, todos eles principais factores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular.

8 comentários:

Anónimo disse...

Me ajudou mto com meu trabalho me fez saber mais sobre os alimentos concerteza me ajudou eu agora estou pensando em ser vegetariana pq eu estou engordando mais desisti lendo akele texto me fez pensar que carne tbm é mto bom para a nossa alimentação e sendo vegetariana não poderia come carne

Muito Obrigada de ♥

Anónimo disse...

estes artigos ajudaram-me mt,... mas ja agora os autores deste blog fantastico k me ajudou num trabalho escolar sao de k pais? portugeueses como eu? ou brasileiros? adorava k me dissessem o blog esta fantasttico... pudiam publikar algo sobre a piramide saudavel dos alimentos, senao for mt incomodo??? As fotos da anorexia e da bulimia, sao espectac8ulares, demonstram akilo k nao se deve COMEÇAR A FAZER... sei k nao conheço os autores do blog, mas komo ja disse anteriormente o blog esta bestial!

Anónimo disse...

adoro este blog e ajuda imenso em trabalhos do dia alimentaçao escolares.,... como me ajudou a mim.... os autores do blog estao de p+arabens!!!!tb gostaria de saber s os autyores deste blog sao portugueses ou brasileiros... eu sou portuguesa... OLE!!! continuem kom blogs assim!!!

Anónimo disse...

Olá, nós somos os alunos do 7ºano que está a estudar a Alimentação, e fizemos um blog para ajudar sertas criaças a terem abitos alimentares, bem queremos saber para que serve a ''Roda dos Alimentos'' é isso que estamos a estudar!
Adujam??
Se quiserem ajudar diriguem-se ao blog: http://escola7c.blogs.sapo.pt

Atenciosamente...

Anónimo disse...

gostei muito desse texto me ajudou muito agora ja sei pq devo comer alimentos saudaveis

Anónimo disse...

Esse texto me ajudou muito pois eu estava fazendo um trabalho muito importante que valia nota maxima 24 pontos.eu tirei 23,5.
Nosso nois pensamos que é fassio fazer augo só de cabeça mais é muito importante ler oque esta escrito nessa pagina tudo que fala sobre alimento.
Agradesso muito a quem criou esse saiti pois se me ajudou pode ajudar muita gente agradesso por tudo se fosse para dar a nota maxima eu dava a maxima se fosse 50 eu dava 50 se fosse 100 eu dava 100.
valeu e pode deixar que eu vou colar a bibliografia e mandar para tdos os meu amigos beijos ♥♥♥

Anónimo disse...

me Ajudou No trabalho de Escola...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.