sábado, 19 de abril de 2008

A Nutrição e as Doenças Cardiovasculares

Privilegie a ingestão de gorduras insaturadas em detrimento das gorduras saturadas, conseguindo um nível de gorduras no sangue mais saudável e que proteja a sua saúde cardiovascular. Sabia que a redução da gordura saturada e do colesterol em excesso na alimentação é um dos passos mais importantes na prevenção das doenças cardiovasculares? E que a manutenção de um peso saudável é outro importante factor na promoção da saúde cardíaca?
A prevalência de doenças cardiovasculares tem aumentado bastante nas últimas décadas e é actualmente a causa da maioria das mortes em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos. Este facto, resultou num maior interesse da comunidade científica em identificar os factores relacionados ao seu desenvolvimento, na esperança de por um lado, elaborar normas para o aumento da qualidade de vida das pessoas portadoras desta doença e, por outro, desenvolver um conjunto de medidas eficientes na sua prevenção.
Entre os factores relacionados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o colesterol elevado (nomeadamente o LDL-colesterol), a hipertensão, a obesidade e a diabetes, merecem uma atenção especial, uma vez que são aqueles para os quais as intervenções dietéticas e nutricionais provaram apresentar grandes benefícios.
Desta forma, um padrão alimentar adequado, baseado na adaptação da ingestão de calorias às necessidades (e numa ligeira restrição calórica nos casos de excesso de peso e obesidade), na limitação da ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas, na redução de açúcares simples e de sal, e no aumento das fibras alimentares, representam alguns dos principais aspectos dietéticos e nutricionais para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Alimente-se melhor, viva melhor!

Sem comentários: