sábado, 5 de Abril de 2008

A Importância de uma boa Mastigação


Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo, facilitando os processos de digestão e de percepção de saciedade.

Sabia que as pessoas que se alimentam mais rapidamente tendem a ingerir uma quantidade de alimentos superior às suas necessidades? E que muitas vezes estes hábitos de consumo se repercutem numa maior dificuldade em gerir o peso corporal?
A mastigação lenta e eficiente dos alimentos e a sua ingestão compassada - com pequenas pausas entre cada deglutição - é o ponto-chave no nosso dia alimentar.
Três das razões principais que justificam esta afirmação são as seguintes:


1. Uma mastigação incompleta resulta numa fragmentação insuficiente dos alimentos, maior tempo de digestão (e eventual maior absorção de alimentos) e maior sobrecarga do sistema digestivo;

2. Os sinais de saciedade que o estômago transmite ao cérebro não são imediatos à ingestão alimentar - facto este que explica os frequentes excessos alimentares e a maior prevalência de excesso de peso e obesidade entre pessoas com maior voracidade alimentar;

3. Como as papilas gustativas se encontram localizadas na cavidade bucal (onde começa a digestão!), será difícil conseguir uma verdadeira e agradável apreciação dos alimentos no decorrer de uma refeição apressada.

Assim, procure optimizar os seus hábitos de consumo alimentar, começando por exemplo pela preparação cuidada das refeições e pela escolha de um ambiente calmo, sereno e que desperte uma relação positiva e saudável com a alimentação.

video

1 comentário:

Anónimo disse...

É fantastico!!! eu finalmente assimilei essa verdade da mastigação e t feito toda a diferença. Tem que praticar, é demais!!! valeu!!!